CLÁUSULA ABUSIVA EM PLANO DE SAÚDE – IMPOSSIBILIDADE DE REAJUSTE EM FUNÇÃO DA IDADE

Em recente julgado proferido pelo Tribunal de Justiça do Estado deSão Paulo, a 1ª Câmara de Direito Privado julgou abusiva a elevação da contribuição mensal de segurado de plano de saúde em virtude de alteração da idade.

Consoante entendimento do desembargador Claudio Godoy, a majoração do valor da contribuição mensal em decorrência da idade é abusiva porque afronta o estatuto do idoso, que veda a discriminação nos planos pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

De acordo com o Relator, conforme o artigo 15, §3º da Lei 10.741/03, “é vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade”.

Segundo doutrinadores, a vedação à majoração da cobrança de acordo com a idade decorre da tentativa de coibição de uma política mais gravosa de custeio dos planos de saúde imposta ao segurado idoso e dos pagamentos a ele inerentes.

Ainda segundo o entendimento do Julgador, não há que se alegar que o aumento diferenciado atende à necessidade de equilíbrio do ajuste, posto que o seguro atende à regra do mutualismo, onde a seguradora gere um fundo composto por contribuição em massa de segurados, os quais estão sujeitos ao mesmo tipo de riscos, razão pela qual os prêmios não são calculados de acordo com a situação individual do segurado, e sim de acordo com uma previsão estatística que reflita repartição proporcional das perdas globais. (in Princípio indenitário no contrato de seguro. Revista dos Tribunais, ano 88, n.759, Jan.1999.)

Por fim, rebatendo o último argumento da seguradora, o Relator entende que “a maior potencialidade de sinistrou ou uso dos benefícios do plano em função da idade deve ser fator considerado e calculado já nas contratações em geral, sempre tomado o caráter cooperativo e mutualístico do seguro.”

O julgamento do recurso teve votação unânime e contou a participação dos desembargadores Rui Cascaldi e De Santi Ribeiro.

Ricardo de Oliveira Ricca – Advogado Pós-Graduado em Direito Processual Civil

Sobre Ferreira Pires Advogados

O Ferreira Pires foi fundado em 1983, a partir da união de profissionais especializados, idealistas e comprometidos com o Direito, que visavam proporcionar aos seus clientes um atendimento jurídico eficiente e especializado. Voltado à prestação de serviços jurídicos e consultoria legal na área empresarial, o Ferreira Pires sempre norteou-se pela ética e alto padrão dos serviços prestados. Foi representando renomadas empresas nacionais e estrangeiras que tornou-se reconhecido por sua idoneidade e eficácia. Com uma política participativa e atendimento diferenciado, o escritório possui gestão profissionalizada e colaboradores qualificados e comprometidos com os valores do escritório. Nossos advogados trabalham apoiados por profissionais administrativos capacitados e consultores associados especializados em outras áreas que se relacionam com questões empresariais. O Ferreira Pires tem como objetivo entender a realidade dos negócios de seus clientes e conhecer detalhadamente as particularidades da atuação destes. Dessa forma, presta serviços eficazes aos seus clientes, potencializando resultados na diminuição das demandas judiciais e, conseqüentemente, redução nos custos jurídicos. Nossa missão é dar assessoria consultiva e contenciosa em questões legais de qualquer natureza, com orientação precisa, técnica e linguagem clara. Temos como visão ser referência na área jurídica, reconhecido por sua competência e pelos resultados alcançados, ao mesmo tempo em que cuida do material humano e traz vantagem competitiva ao seu cliente. Os valores defendidos por nós são conduta ética, integridade e transparência, gerenciamento focado, espírito de equipe , comunicação clara, relacionamento de confiança e qualidade nos serviços prestados.
Esse post foi publicado em Cível, Consumidor. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário